FLISI

Convidados

ANABELLE LOIVOS

Professora associada à Faculdade de Educação da UFRJ e coordenadora do programa de extensão “Caminhos da Serra Fluminense”, com ações a partir do espólio literário de Euclides da Cunha. É coautora de “Euclides, da face de um tapuia”, organizadora de “Euclides, mestre-escola” e autora de “Selva, sertão e letra: Euclides da Cunha em atravessamentos”

ANTÔNIO GASTÃO

Nascido em Resende (1962), graduou-se em Composição pelo Conservatório Brasileiro de Música. Especializou-se em Composição na UERJ. Estudou Regência com maestros renomados e desde 1989 é regente do Coral e da Orquestra da UCP.

CAÇULA

Associado da União Brasileira de Trovadores, patrono da cadeira nº 4 da Academia Poética da Escola Municipal Vila Felipe, titular da cadeira nº 10 (patronímica de Arthur de Sá Filho) e conselheiro da Academia Brasileira de Poesia.

CORO DE CÂMARA DA UCP

Grupo formado em 2010, reúne uma seleção de cantores do Coral da UCP, incluindo os solistas. Surgiu como extensão do Conjunto Anima e Cuore da UCP, para apoiar a apresentação de obras corais da Renascença e do Barroco.

David Junior

Começou a estudar teatro aos 22 anos, após pequenas participações em novelas, em 2016, por meio de testes. Participou da Liberdade, Liberdade da Rede Globo .Em 2017, interpretou o empresário Dom na novela Pega Pega .Em 2018, ele desempenhou o papel do escravo Menelau na novela O Tempo Não Para . Atualmente está no ar na novela Bom Sucesso onde interpreta o personagem Ramon.”

DRICA MADEIRA

Drica Madeira é doutoranda na UFRJ sob orientação da professora Heloisa Buarque de Hollanda onde estuda o feminismo e a realidade brasileira.Tem inúmeros artigos publicados nas áreas da violência doméstica e políticas públicas.

EDUARDO JARDIM

Formou-se em Filosofia na PUC-Rio e fez doutorado na UFRJ. Publicou, entre outros livros, A brasilidade modernista - sua dimensão filosófica; A duas vozes – Hannah Arendt e Octavio Paz; A doença e o tempo.

EDUARDO SOARES

Nascido no Rio, formado em Recursos Humanos, trabalha como auditor e estuda Letras. Seus textos foram premiados em concursos como o Prêmio Buriti e Concurso Natureza (Portugal), entre outros. Escreve na página Sol Imaginário.

Eli Ferreira

A atriz e performance Eli Ferreira, tem em seu currículo peças, séries, filmes e novelas de sucesso. Eli dá vida à Congolesa Marie, em "Órfãos da Terra" e tem 2 longas com estreia para 2020, Eduardo & Mônica, filmado em Brasília, é um deles.
Formada pela ETet Martins Penna, no RJ, para qual passou em 1º lugar e também estudou interpretação para TV e Cinema na Fundação Cesgranrio entre outros.

ELIANA ALVES CRUZ

Escritora e jornalista. Autora do romance Água de barrela, que ganhou o Prêmio Oliveira Silveira (2015) da Fundação Palmares. Seu segundo romance, O crime do cais do Valongo, foi considerado um dos melhores de 2018 por O Globo.

ENCONTRO DE POETAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

O encontro reúne poetas de diversos países de língua portuguesa. Vivos e ativos, eles trabalham no sentido de integrar e divulgar a arte e a cultura lusófonas. A ideia é da cantora e poeta petropolitana Mariza Sorriso.

FAUSTINO TEIXEIRA

Professor da Pós-Graduação em Ciência da Religião da Universidade Federal de Juiz de Fora. Pesquisador do CNPq e Consultor do ISER, nas linhas: Teologia das Religiões, Diálogo Inter-religioso e Mística Comparada das Religiões.

FELIPE CANDIOTA

Formado em Economia pela PUC-RJ, com especialização na University of South Carolina. Seu livro Paixão e esperança trata de um caso de feminicídio. É autor de Mulher é tudo, obra que analisa a visão masculina sobre as mulheres.

JANIR LAGE

Pós-graduada em Psicopedagogia, especializou-se na educação de crianças portadoras de necessidades especiais. Trabalhou em diversas escolas municipais como professora, orientadora escolar, diretora e na formação de professores.

JÚLIO EMÍLIO BRAZ

Escritor com livros publicados dentro e fora do país. Saguairu, seu livro de estreia, ganhou o prêmio Jabuti (1989). A tradução de Crianças na escuridão foi premiado na Áustria, Suíça e Alemanha. Neste ano, lança Edições do ogro.

LÁZARO CASSAR

Morador de Duque de Caxias, é professor de Língua Portuguesa em redes públicas e privadas. O córrego, em doze narrativas, é seu primeiro livro de contos.

LEITORES ALÉM DO SÉCULO

Grupo de Leitura do Colégio Estadual Dom Pedro II, coordenado pela professora Ana Paula Stauth Name. Todos os participantes acreditam que a literatura, a música e a poesia emocionam e indicam caminhos de vida.

LEONARDO CAZES

Jornalista formado pela UFRJ, mestre e doutorando em História (UFF). No jornal O Globo, foi repórter do Prosa & Verso e do Segundo Caderno, escrevendo sobre livros e literatura e é editor-assistente do Núcleo de Redação Integrada.

LUIZ ANTONIO SIMAS

Luiz Antonio Simas é historiador e escritor, com 17 livros publicados. Ganhou com Nei Lopes o Prêmio Jabuti de Não-Ficção em 2016, pelo Dicionário da história social do samba. Finalista do Jabuti de 2018, com Coisas nossas.

MAGDA HRUZA ALQUÉRES

Formada em Comunicação Social e Direito, atua como negociadora de conflitos coletivos. Petropolitana, vive há 30 em Santa Teresa, no Rio. Faz no Facebook o seu diário de vida, o que resultou no livro Janela de Santa Teresa.

MÁRCIO AVELINO

Nascido em Duque de Caxias, RJ, é carteiro na ECT. Graduou-se em Letras pela FEUDUC/Duque de Caxias. Participou de algumas Antologias pela CPI (Confraria da Poesia Informal). Entrementes é seu livro de estreia na literatura.

MÁRCIO DE SOUZA

Nasceu em Manaus e ganhou projeção nacional como romancista, diretor de teatro e de ópera, com foco em temas amazônicos. Foi diretor da Fundação Cultural do Amazonas, presidente da FUNARTE e professor da Universidade de Berkeley.

MARY DE PAULA

Atriz, diretora teatral e assistente de produção artística. Contadora de histórias, também cria bonecos de pano sob encomenda para autores de literatura infantil e outros contadores de história.

PATRÍCIA SOUZA LIMA

Doutora em História Social pela UFRJ, Mestre em História Social da Cultura pela PUC-Rio, e especialista em Comunicação Jornalística pela UCAM. Professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro desde 2012.

POETAS VIVOS

Poetas Vivos é uma iniciativa independente, que objetiva valorizar a arte negra e periférica no Brasil. Possui caráter empreendedor, pautado na afirmação dos direitos e do desenvolvimento socioeconômico de artistas negros.

ROBERTO DAMATTA

Graduado e licenciado em História pela UFF. Especializado em Antropologia Social no Museu Nacional. Foi Chefe do Departamento de Antropologia do Museu Nacional. Fez pesquisas etnológicas entre os índios Gaviões e Apinayé.

RODRIGO CB

Rodrigo Santana, conhecido como CB de Petrópolis, é ilustrador, designer, fotógrafo, desenhista e grafiteiro. Seus trabalhos retratam artistas da MPB e refletem a inspiração musical que herdou da família.

Sarah Lemos e Paulo Marcos de Carvalho

A Dueto Astrologia é formada pelos astrólogos Sarah de Lemos e Paulo Marcos de Carvalho. Através de duas visões diferentes, e da riqueza do universo interno de cada um, os especialistas se unem para leituras de mapas e palestras.

TEATRO CESGRANRIO

“Mistureba! As cores do mundo” conta a história de três lápis de cor amarela que descobrem, através de um contato inesperado com um lápis de uma outra cor, que o mundo é colorido. Acostumados a ver o mundo unicamente pelo prisma amarelo, os três amigos se veem, de repente, de frente para uma outra realidade e então entram em uma incursão rumo à compreensão da diversidade que dá forma ao mundo real.

Zezé Motta

Começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda-viva, de Chico Buarque. Na TV, participou de várias telenovelas e foi considerada como uma das atrizes mais importantes do Brasil. No cinema, estrelou mais de 40 títulos e recebeu alguns prêmios, entre eles o de "Melhor Atriz" no "Festiva de Brasília do Cinema Brasileiro".




CONSELHO CURADOR 2019



CATARINA MAUL

Proprietária e produtora da empresa Bem Cultural, há mais de 20 anos atua nas áreas de música, teatro, audiovisual, realização de eventos literários e festivais. Já foi diretora da Casa da Educação Visconde de Mauá.

CRISTINA OLDEMBURG

Presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e da Oldemburg Marketing Cultural. Realiza, com o Ministério da Cultura, o projeto Sala de Leitura. Foi curadora e diretora do Centro Cultural Constituição. Idealizadora e produtora executiva da Festa Literária da Serra Imperial e da Biblioteca Estação Leitura com a Prefeitura do RJ.

ELENA WELPER

Doutora em Antropologia Social pela UFRJ, defendeu dissertação de mestrado sobre Curt Nimuendajú (2002) e tese de doutorado sobre a organização social dos índios Marubo (2009). Pesquisa Epidemiologia em Saúde Pública.

LARA SAYÃO

Professora de Filosofia, Mestre e Doutoranda em Filosofia da Educação pela UERJ. Docente no Segundo Grau e na UCP. É membro do Comitê Organizador das Olimpíadas de Filosofia e participa de debates sobre educação filosófica.

LEANDRO BELLINI

Leandro Bellini teve seus primeiros contatos acadêmicos com a cultura na faculdade de Turismo, na qual se formou em 2001, em Minas Gerais. Pós-graduado em Marketing e em Gestão e Produção Cultural com ênfase em Economia Criativa, ambos pela Fundação Getúlio Vargas, Bellini passou um período atuando fora do Brasil. Em 2011, foi convidado para criar o Centro Cultural Cesgranrio, do qual é Secretário Executivo.

LEANDRO GARCIA

Licenciado em Letras pela Universidade Castelo Branco. Mestre, doutor e pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio. Pós-doutor em Teologia pela Faculdade Jesuíta de BH. Professor Adjunto de Teoria Literária da UFMG.