FLISI

Convidados

PALESTRANTE


Antônio Torres

Escritor baiano, é membro da Academia Brasileira de Letras, da Academia de Letras da Bahia, da Academia Petropolitana de Letras e sócio correspondente da Academia de Ciências de Lisboa. Estreou em 1972, com o romance Um cão uivando para a Lua. Tem 17 livros publicados, traduzidos em vários países.

CONVIDADOS


Alcmeno Bastos

Graduado em Letras pela UGF. Mestre e Doutor em Letras pela UFRJ. Assinou pesquisa de Pós-Doutorado na UERJ. Foi professor de Literatura Brasileira na UFRJ e orientador no Mestrado e Doutorado. Publicou livros sobre Literatura Brasileira. Membro do Pen Clube do Brasil e vice-presidente da Academia Carioca de Letras.

Álvaro Assis

Bacharel em Direito e bacharelando em Letras/Literatura pela UCP. Membro da Academia Brasileira de Poesia. Iniciou sua trajetória literária com Tardes fevereiras (2007), edição independente, e Palavra atirada (2013), da Editora Multifoco. É também compositor e letrista e parceiro de inúmeros artistas.

Anna D’Castro

Portuguesa de Lisboa, é poeta, cronista, contista e atriz. Reside no Rio de Janeiro. Acadêmica da AVPLP e membro do SEERJ e do SATED. Publicou em 2000 Aquela voz (poesia). Tem poemas em várias antologias. No prelo, Carrossel de sonhos (poemas). Integra a equipe de organização do EPLP no Brasil.

Bárbara Paz

Formada pela Escola de Teatro Macunaíma e pelo Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho, possui mais de 20 peças no currículo. Protagonizou vários espetáculos no circuito nacional e foi indicada a diversos prêmios. Também fez carreira na TV e no cinema e foi destaque no longa Gata velha ainda mia.

Carmem Teresa Elias

Escritora e artista plástica brasileira. Mestre em Letras pela UFF, palestrante e poeta. Livros publicados: Insano, Bigúmea, Ancestralidades e Âmago, em parceria com Romualdo Magela, que atua com ela no projeto socioeducativo Poesias ao acaso. Seu livro de contos Perdidos atávicos recebeu cinco premiações.

Cris Lobato

Escritora carioca, atua na mediação de conflitos por meio da CNV – Comunicação Não-Violenta. Busca mostrar às crianças a importância de se colocar no lugar do outro, sentindo as suas emoções, felizes e ou tristes, todas construtoras do ser que somos.

Dalberto Gomes

Poeta, ator, escritor e jornalista. Autor de cinco livros. Ativista pela Cultura Negra. Detentor de cinco moções de Honra ao Mérito pela Prefeitura do RJ e Certificado de Mérito pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (ALERJ). Integra a equipe de organização do EPLP no Brasil.

Edmilson Santini

Nascido em Águas Belas (PE). Além de ator (Escola de Arte Dramática), é também escritor e cordelista: conta, canta e encena, no espetáculo Teatro em cordel, histórias de sua autoria. A recriação de lendas e as biografias são os eixos temáticos que orientam seus escritos e perfomances teatrais.

Elaine Mayworm

Formou-se em Letras pela UERJ, com Especialização e Mestrado em Literatura Brasileira na mesma instituição. Foi professora da Pós-Graduação em Letras da UCP. Integra o corpo docente do Ensino Médio em Produção de Áudio e Vídeo do Colégio Dom Pedro II. Organizadora da Mostra Audiovisual de Petrópolis.

Fabio da Luz Rodrigues

Autor de O caminho ao Everest, obra que dá aos leitores a rara oportunidade de testar a própria coragem e verificar o quanto nos empenhamos na realização de nossos sonhos. Um relato de força de vontade, superação e paixão.

Felipe Fleury

Bacharel em Direito e especialista em Direito Processual Civil, assessor de juiz do TJRJ. Premiado no 33o Festival Poético Nacional do SESC/PR/2017 e selecionado para compor a antologia em e-book do Concurso de Poesias da UFSJ em 2018. Autor do livro O pó do caminho, editado pela Penalux (2018).

Fernando Moura

Ator, diretor e fotógrafo, fundou com Sylvia Orthof a Cia. Teatro Livro Aberto em 1989. Trabalharam juntos durante dez anos. Montou um repertório de 8 peças, com as quais viajou pela Alemanha e Argentina. Percorre o Brasil apresentando a obra de Sylvia em eventos literários e projetos de teatro-escola.

Georgiana de Moraes

Aos sete anos abriu em um velocípede o lendário show de lançamento da Bossa Nova na FAU do Rio, onde cantaram João Gilberto e Nara Leão. Participou do coro do show que seu pai Vinicius de Morais fez com Toquinho e Miucha no Canecão. Atualmente está com o show Umas e outras, com Camilla Dias e Fernanda Cunha.

Geovani Martins

Nasceu em 1991, em Bangu. Trabalhou como homem-placa, atendente de lanchonete, garçom de bufê infantil e barraca de praia. Em 2013 e 2015, participou das oficinas da Festa Literária das Periferias. Publicou contos na revista Setor X e foi convidado duas vezes para a programação paralela da Flip.

Ivan Zigg

Autor de mais de cem livros infanto-juvenis, como escritor ou ilustrador. Em 2004 recebeu o Prêmio Jabuti de Ilustração para Livro Infantil. Seus livros são altamente recomendáveis pela FNLIJ. Artista múltiplo, musical e circense, desenvolveu linguagem original para encontros de pais, filhos e educadores.

Jeane de Avellar

Cresceu rodeada por livros. Desde 2015, trabalha em seu projeto Petrópolis para crianças, onde resgata atividades da infância para os pequenos da Região Serrana, junto com seu filho Heitor. Em 2016, sua mãe criou um figurino para a personagem da obra Filó de uma história só no reino das verdades esquecidas.

Jessé Andarilho

Nascido no Lins em 1981, Jessé foi criado em um conjunto habitacional da Zona Oeste que recebeu moradores de favelas removidas da Zona Sul. Trabalhou em um lava-jato na favela e seu interesse pela literatura começou ao ganhar o livro Zona de guerra, de Marcos Lopes. Decidiu escrever e assim nasceram o livro Fiel e seu codinome Andarilho.

João Pedro Guimarães

Formado em Letras pela Universidade Católica de Petrópolis, cursa graduação em História na mesma instituição. Pós-graduando em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Jonatas Faro

Ator brasileiro conhecido como o pai de Samuca na novela Chiquititas do SBT (1998 e 1999). Em 2001 estreou na Rede Globo como Kiko na novela Um anjo caiu do céu e em 2012 destacou-se como o vilão Conrado na novela Cheias de charme. Em 2014 lançou um EP com seu nome pela Sony Music.

FLISI:

José Prado

Formado em Letras, com especialização em Literatura Infantil e Juvenil (UFRJ) e Teoria da Literatura (UERJ). Professor de Língua Portuguesa e Literaturas. Editor e pesquisador, ministra formação continuada em LIJ e Mediação de Leitura. Tutor das editoras Imperial Novo Milênio e Kimera.

Juliana Maia

Artista destacada em todo o Brasil, nos espetáculos onde canta, toca instrumentos e conta histórias. Tem vários CDs gravados. Em seu primeiro livro, para entreter crianças de todas as idades, conta a linda história da sua cidade, Conservatória, recanto do interior do Rio que resgata a cultura das serestas.

Lara Sayão

Professora de Filosofia, Mestre e Doutoranda em Filosofia da Educação pela UERJ. Docente na Educação Pública e na UCP. Membro do Comitê Organizador das Olimpíadas de Filosofia, participa do debate sobre educação filosófica em espaços não formais e atua na promoção do diálogo contra a intolerância.

Magda Hruza Alqueres

Petropolitana de nascimento, engajou-se em projetos sociais na cidade. Carioca de coração, reside em Santa Teresa há mais de 30 anos. Formada em Comunicação Social e em Direito, atua como negociadora de conflitos coletivos. Faz no Facebook o seu diário de vida, o que resultou no livro Janela de Santa Teresa.

Marcelo Moutinho

Autor dos livros Ferrugem (vencedor do Prêmio Clarice Lispector, Record, 2017), Na dobra do dia (indicado ao Prêmio Oceanos, Rocco, 2015), A palavra ausente (indicado ao Prêmio Portugal Telecom, Rocco, 2011). Organizou diversas antologias. Seus contos foram traduzidos na França, Alemanha, EUA e Argentina.

Maria Alice Volpe

Docente da UFRJ. Dedica-se à pesquisa da música brasileira do período colonial (séculos XIX e XX) e de problemas teórico-conceituais da Musicologia. Doutora em Musicologia e Etnomusicologia pela University of Texas. Mestre em Música pela UNESP. Editora-chefe da Revista Brasileira de Música.

Mario Luis Grangeia

Jornalista, doutor em Sociologia pela UFRJ e autor de estudos sobre Cidadania e Cultura. Autor do livro Brasil: Cazuza, Renato Russo e a transição democrática (Civilização Brasileira). Pesquisou a imigração portuguesa no Brasil no olhar de escritores e panificadores. Assessor do Ministério Público Federal.

Marisa Sorriso

Cantora, poeta, atriz e dinamizadora cultural nascida em Petrópolis. Radicada no Rio há 33 anos. Economista pela UCP. Musicista profissional pela Ordem dos Músicos do Brasil. Organizadora geral do Encontro de Poetas da Língua Portuguesa e vice-presidente da Academia Virtual dos Poetas de Língua Portuguesa.

Mariza Queiroz

Natural de Olinda, vive no Rio de Janeiro desde 1982. Psicanalista, poeta e escritora. Publicou: Poetisa, eu? - contos, crônicas e poesia (2008) e Poetílica, eu? - poesia, prosa e minicontos (2013). Conquistou 1o lugar no Concurso de Poesias da AVPLP/2015. Integra a equipe de organização do EPLP no Brasil.

Milton Cunha

Doutor em Letras pela UFRJ. Autor da tese Rapsódia brasileira de Joãozinho Trinta: um grande leitor do Brasil. Pós-doutor em História da Arte pela EBA-UFRJ. Fez pesquisas sobre a carnavalesca Rosa Magalhães e o artista plástico holandês Albert Eckhout. É comentarista de Carnaval da Rede Globo.

Rachel Valença

Formada em Letras (UnB) e em Jornalismo (FACHA), com mestrado pela UFF sobre retórica do samba-enredo. Foi pesquisadora na Casa de Rui Barbosa por 33 anos, onde dirigiu o Centro de Pesquisa. Participou da equipe que obteve o registro, no IPHAN, do samba carioca como patrimônio cultural imaterial, em 2007.

Ronaldo Barcelos

É carioca, faixa preta em Jiu-Jitsu e publicitário pós-graduado em Film & TV Business pela FGV. Em 1999, iniciou o projeto Amazon com o sonho de produzir desenho animado 100% brasileiro para televisão. Autor do romance Guerreiros da Amazônia, com heróis que têm poderes de animais da floresta para defendê-la.

Soraya Pamplona

Formada em Design Gráfico pela Estácio e pós-graduada em Editoração e Mercado do Livro pela UCAM. Pós-graduanda em Leitura e Literatura Infantil e Juvenil.

Teresa Cristina Viveiros Catramby

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ/COPPE, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense – UFF/LATEC e graduada em Turismo pela UniverCidade. Professora do curso de Turismo na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e líder do grupo de pesquisa Turismo e Educação.

Walter Leonardo Berner

Artista plástico, desenvolve desde 1954 pinturas figurativas e abstratas, xilogravuras, aquarelas, têmperas vinílicas, encáusticas, esculturas e cerâmicas. Desde 1997, mantém uma Oficina de Artes, orientando adultos, crianças e para portadores de deficiência, com apostila própria e proposta terapêutica.

Zezé Motta

Começou a carreira de atriz em 1967, estrelando a peça Roda viva, de Chico Buarque. Na TV, participou de várias telenovelas e foi considerada uma das atrizes mais importantes do Brasil. No cinema, estrelou mais de 40 títulos e recebeu alguns prêmios, entre eles o de Melhor Atriz no Festival de Brasília.

MEDIADORES


Bia Falbo

Jornalista com mais de 30 anos de experiência, principalmente na área de cultura. Trabalha atualmente na pesquisa para a biografia de Luiz Melodia. Foi curadora da extinta Casa da Gávea, onde realizou shows, recitais, leituras de textos teatrais, debates. Foi também editora do programa Sarau, do Globonews Literatura e de vários documentários.

Catarina Santos

Doutora em Filosofia pela UFRJ e graduada em Sociologia pela PUC-Rio. Organizadora da revista Ítaca. Embaixadora pela Paz do Núcleo de Letras y Artes de Buenos Aires. Publicou artigos em revistas acadêmicas. Livros: Justiça distributiva internacional e erradicação da pobreza extrema (2014) e Bolero (2016).

Leandro Garcia

Mestre e doutor em Literatura Brasileira pela PUC-Rio. Pós-doutor em Estudos Literários pela PUC-Rio. Pós-doutor em Teologia pela Universidade Gregoriana de Roma. Professor de Teoria Literária na Faculdade de Letras da UFMG. Diretor do Acervo dos Escritores Mineiros da UFMG.

MÚSICOS


Gabriel Xavier

Violonista e cantor, é formado em violão pela Escola de Música da UCP. Já se apresentou nos melhores palcos de Petrópolis, além de participar de diversos eventos musicais na cidade. Além de cantar como baixo no Coral da UCP, é aluno do 4o período de Licenciatura em Música da mesma Universidade.

Pedro Ernesto de Carvalho

Egresso da Escola de Música e Tecnologia de São Paulo, é cantor e guitarrista. Apresenta-se profissionalmente desde os 14 anos em diversos estilos musicais. É aluno do 4º período de Licenciatura em Música da UCP e está gravando seu primeiro EP.

Rebeca Kappaun

Professora de Canto na Escola de Música da UCP e no curso de aprendizes dos Canarinhos de Petrópolis. Canta há mais de duas décadas nos corais mais importantes de Petrópolis, tendo, junto com o Coral Contraponto, alcançado a Medalha de Ouro no Harmonie Festival 2005, em Lindenholzhausen (Alemanha).

Thalita Villa-Nova

Cantora e multi-instrumentista, participa como soprano do Coral da UCP e é percussionista da Orquestra de Câmara da mesma instituição. Também é aluna do 4o período de Licenciatura em Música da UCP.

CONSELHO CURADOR


Antônio Gastão

Mestre em Educação pela UCP (2011), com Especialização em Música pela UERJ (2004). Graduado em Música pelo Conservatório Brasileiro de Música (1999). Professor e coordenador do Curso de Licenciatura em Música da UCP e regente do Coral, da Orquestra e do Conjunto Anima e Cuore da mesma instituição.

Cristina Oldemburg

Presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e da Oldemburg Marketing Cultural. Realiza, com o Ministério da Cultura, o projeto Sala de Leitura. Foi curadora e diretora do Centro Cultural Constituição. Idealizadora e produtora executiva da Festa Literária da Serra Imperial e da Biblioteca Estação Leitura com a Prefeitura do RJ.

Leandro Antônio Rodrigues

Licenciado em Letras, com especialização em Literatura Infanto-juvenil e Mestrado em Educação pela UCP. Nessa instituição, é professor da graduação, da pós e coordena o curso de Letras. Editor-chefe da Revista Vernaculum. Membro titular da Academia Brasileira de Poesia, com cinco livros publicados.

Maurício Vicente Ferreira Júnior

Mestre em Artes e Estudos Museológicos (SUNY) e Bacharel em História (UFRJ). Diretor do Museu Imperial e professor de História da UCP. Membro da Comissão de Arte Sacra e Liturgia da Diocese de Petrópolis, do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Consultivo do Museu Paulista (USP).