A Flisi
QUEM SOMOS
O Instituto Oldemburg de Desenvolvimento é uma entidade voltada para a valorização do livro e da leitura como ferramentas de promoção da cultura, da inclusão social e da conquista de autonomia das comunidades beneficiadas por seus projetos. Há mais de 20 anos a entidade promove experiências inovadoras, capazes de gerar transformação social, elevando o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano – das localidades em que atua. Os projetos que desenvolve na área de responsabilidade sociocultural formam novos leitores, capacitam agentes de leitura em várias regiões do país e incentivam a difusão de informações qualificadas.
Desde a sua chegada em Petrópolis, no ano de 2014, o Instituto Oldemburg tem consolidado importantes iniciativas em prol do desenvolvimento socioeducativo da Cidade Imperial e, por extensão, da Região Serrana.
Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e a iniciativa privada petropolitana, o Instituto tem realizado com absoluto sucesso o projeto Sala de Leitura, que tem por objetivo a implantação de Bibliotecas Comunitárias em escolas municipais, todas dotadas com um acervo inicial de 1.000 livros novos. O projeto capacita agentes de leitura para atuarem como promotores da biblioteca no seu bairro, sempre criando laços de participação e cooperação com os moradores do entorno, fortalecendo dessa forma o binômio Escola/Comunidade.
Em quatro anos de atividade na Serra Fluminense, o Instituto já implantou sete Bibliotecas Comunitárias em escolas públicas localizadas nas comunidades de Carangola, Meio da Serra, Itaipava e Corrêas. Neste ano, durante a FLISI – Festa Literária da Serra Imperial, serão inauguradas mais três Bibliotecas em escolas municipais.
Um trabalho que gratifica e emociona, porque oferece gratuitamente oportunidades de informação e cultura para comunidades que têm pouco acesso aos livros e seus fascinantes conteúdos.
A PALAVRA ENCANTADA Nossa língua, nosso canto
O universo das palavras tem poder de sedução. Palavras podem fazer nossa mente voar nas asas reflexivas dos conceitos filosóficos, mas também são capazes de ativar o nosso lirismo romântico, nos transportando para mundos de sonho.
É exatamente esse horizonte de múltiplas paisagens semânticas que a FLISI – Festa Literária da Serra Imperial, em sua edição de 2018, vai descortinar: a palavra encantada, que envolve e arrebata. Enquanto elemento constitutivo do nosso idioma, a palavra é nossa pátria, nosso meio de comunhão social e nosso território, de rica diversidade cultural.
A FLISI é uma festa educativa e cultural que promove a Literatura Brasileira, ao mesmo tempo em que joga luz sobre as relações da arte da escrita com outras formas de expressão humana, como, por exemplo, a Música. O grande objetivo dos seus idealizadores é valorizar a história e a memória cultural do nosso país. Os acontecimentos marcantes e as fontes históricas divulgadas no evento são apresentados como forças construtoras da nossa identidade nacional, sempre com a preocupação simultânea de mostrar os impactos desse processo no Brasil contemporâneo.
O tema da FLISI neste ano de 2018 mostrará as múltiplas facetas da palavra. A música popular brasileira será revisitada, para mostrar ao público de hoje como, nas décadas de 70, 80 e 90, as composições possuíam qualidade melódica e lírica, além de consciência social com potência política.
Do ponto de vista do público-alvo, a FLISI 2018 comunicará aos jovens, estudantes e professores a importância de desvelar as raízes da identidade cultural brasileira, promovendo uma compreensão mais ampla da sociedade, da cultura e das artes, construindo uma perspectiva crítica sobre os fenômenos políticos e facilitando o entendimento das diferenças entre regiões, países e civilizações.
Cristina Oldemburg
Instituto Oldemburg de Desenvolvimento
Fundação CESGRANRIO
Não há educação de qualidade desvinculada da ambiência cultural. A Fundação Cesgranrio demonstrou isso, ainda no início da década de 1980, através de pesquisas comportamentais realizadas com exclusividade. Tais pesquisas constataram que indivíduos inseridos em ambientes com intensa vida cultural apresentam rendimentos escolar e profissional superior aos demais. Foi a primeira vez, em nosso país, que processos e métodos científicos mediram e comprovaram o peso da variável cultura nos mais importantes níveis de desempenho pessoal. Por essa razão, a Fundação Cesgranrio criou o Centro Cultural Cesgranrio cuja ênfase é o fomento da produção cultural no ambiente acadêmico. O Centro Cultural Cesgranrio é hoje um dos mais atuantes no país. Com projetos artísticos de grande impacto nas mais diversas camadas da população, este centro cultural, ao longo de seus 8 anos de existência, beneficiou um grande número de pessoas com cerca de 100 projetos culturais. Uma atuação expressiva nas áreas da literatura, do teatro, do audiovisual, artes plásticas, música e dança, marca a diversidade que caracteriza a natureza da proposta trazida pela instituição para o cenário cultural fluminense. Ao apresentar mais uma vez a Festa Literária da Serra Imperial, a Fundação Cesgranrio, através de seu Centro Cultural, reforça seu compromisso em levar para a população uma série de intervenções literárias de qualidade e reafirma sua crença neste binômio indissociável: cultura e educação.
Leandro Bellini
Secretário Executivo de Cultura Fundação Cesgranrio