FLISI

Convidados

AUTORES - FLISI


ANTONIO CARLOS SECCHIN

É professor emérito de Literatura Brasileira da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde também obteve seu Doutorado. Poeta com seis livros publicados, destacando-se Todos os ventos (poesia reunida), ganhador de três prêmios de melhor livro do gênero publicado no país em 2002. Professor convidado das Universidades de Barcelona, Bordeaux, Califórnia, Lisboa, Mérida, México, Los Angeles, Nápoles, Paris (Sorbonne), Rennes e Roma. Eleito em junho de 2004 pela Academia Brasileira de Letras.

FLISI:

Clóvis Bulcão

Clóvis Bulcão é carioca e de Botafogo. Leciona História no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. É debatedor e apresentador do programa Hoje na História da Super Rádio Tupi. Seu último livro, Os Guinle, inspirou a série Gigantes do Brasil do History Channel. Além da imperatriz Leopoldina, já biografou as vidas de Antônio Vieira e Noel Rosa.

FLISI:

Heloisa Seixas

Heloisa Seixas, carioca, é autora de mais de vinte livros, incluindo romances, contos, crônicas e infantojuvenis, além de peças de teatro. Foi quatro vezes finalista do prêmio Jabuti, com os livros Pente de Vênus, A porta,Pérolas absolutas e O oitavo selo, este último, também finalista do prêmio São Paulo de Literatura. É também autora de um livro de não ficção sobre a doença de Alzheimer, O lugar escuro. Seu exemplar mais recente é o romance Agora e na hora, pela Companhia das Letras.

FLISI:

NORTON RIBEIRO

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2000). Pós-graduação em História Moderna pela UFF (2006). Atualmente é professor do Colégio Estadual Rui Barbosa. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea. Autor do livro "Petrópolis, cidade operária". Mestrando em História pela UFF.

FLISI:

Patricia Souza Lima

Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Música da UFRJ (2011). Doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestre em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001), e especialista em Comunicação Jornalística pela Universidade Cândido Mendes (2001). Coordenadora do Projeto PIBID de História UERJ-Maracanã / Capes (2014-15).

FLISI:

Rodrigo Goyena Soares

Rodrigo Goyena Soares é carioca, mas de Brasília, nascido em 1986. Cientista político e historiador, doutorou-se em História Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), onde obteve Mestrado em História. É igualmente mestre em Relações Internacionais pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (SciencesPo), tendo lá se formado em Ciências Políticas. Foi pesquisador visitante no Departamento de História da Universidade de Nova York.

FLISI:

Ruy Castro

Ruy Castro começou como repórter no Correio da Manhã, em 1967, e passou por todos os grandes veículos da imprensa carioca e paulistana. A partir de 1990, concentrou-se nos livros. É autor de biografias de Carmen Miranda, Garrincha e Nelson Rodrigues, além de livros de reconstituição histórica como Chega de saudade: a história e as histórias da Bossa Nova e Carnaval no fogo.

FLISI:

MEDIADORES - FLISI


Claudia Maria Souza Costa

Licenciada em História (UCP) e pós-graduada em Cultura Contemporânea (Instituto Metodista Bennett). Pesquisadora do Museu Imperial/Ibram/MinC.

FLISI:

Lara Sayão

Professora de Filosofia, Mestre e Doutoranda em Filosofia da Educação (UERJ). Docente na Educação Pública e na Universidade Católica de Petrópolis. Membro do Comitê organizador das Olimpíadas de Filosofia, participa do debate sobre educação filosófica em espaços não formais e atua na promoção do diálogo contra a intolerância.

FLISI:

LEANDRO A. RODRIGUES

Licenciatura em Letras, especialização em Literatura Infantojuvenil e Mestrado em Educação. Na UCP, é professor da graduação, da pós, e coordena o curso de Letras. É editor-chefe da Revista Vernaculum. No Seminário N. S. do Amor Divino, é professor, coordenador e vice-diretor. Leciona, também, do C. E. José Bonifácio. É membro titular da Academia Brasileira de Poesia. Possui cinco livros publicados e participação em diversas antologias poéticas.

FLISI:

Maria de Fátima Argon

Maria de Fátima Moraes Argon é graduada em História (1982) e Arquivologia (1986), e pós-graduada em História do Brasil (2009). É Pesquisadora do Museu Imperial / IBRAM / Minc, instituição na qual trabalha desde 1980. Coordenou projetos como: organização de publicações técnicas, seminários, exposições, dentre eles, o catálogo Família Imperial – Álbum de retratos (2002); o seminário “As Muitas Faces de D. Pedro” (2005); o seminário “A Princesa das Camélias” (2006) e a exposição “O Brasil Imperial nos Ateliês Franceses”.

FLISI:

MAURÍCIO VICENTE FERREIRA JR.

Mestre em Artes e Estudos Museológicos (SUNY) e Bacharel em História (UFRJ). Diretor do Museu Imperial – Ibram – MinC e professor de História da Universidade Católica de Petrópolis. Membro da Comissão de Arte Sacra e Liturgia da Diocese de Petrópolis, do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Consultivo do Museu Paulista (USP).

FLISI:

Ricardo Henrique Salles

Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1996), Mestrado (1999) e Doutorado (2001) em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO. Pesquisador do CNPq. Áreas de interesse: História do Brasil Império, História do Século XIX, Escravidão Moderna, Formação do Estado e da Nação, e Teoria da História.

FLISI:

Bruno Tamancoldi

Doutorando em Educação e Mestre em Educação, Especialista em Teologia - Pressupostos Racionais da Fé e graduação em História pela Universidade Católica de Petrópolis – Pesquisa História da Educação em Petrópolis no século XIX. Atualmente é Coordenador da Licenciatura em História da Universidade Católica de Petrópolis.

FLISI:

CONVIDADOS - FLISI


Cristina Ferrão

Editora-pesquisadora em História com notória especialização nos séculos XVII, XVIII e XIX, pela Academia das Ciências em Lisboa.
Formada em Artes Gráficas e Visuais pela Universidade Católica do Rio de Janeiro - Brasil, com doutorado em Filosofia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 1976, iniciou a carreira de fotógrafa, logo depois, trabalhou na Editora Italiana Berlendis e Vertechia.

FLISI:

Fabiano Cataldo

Bibliotecário (UNIRIO). Mestre em Memória Social (UNIRIO). Doutorando em História Política na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor Adjunto de História do Livro e das Bibliotecas e Políticas de Preservação de Acervos Bibliográficos na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Integra o comitê executivo do Rare Books and Special Collections Section da IFLA e é Membro do IFLA Cultural Heritage Programme Advisory Committee.

FLISI:

José Paulo Monteiro Soares

Formado em Design e doutorado em Letras pela Universidade Católica do Rio de Janeiro. Começou em 1976 a carreira de designer de móveis.Em 1978, funda a Editora Monteiro Soares editores e livreiros, pioneira na introdução do design moderno em livros no Brasil. Continua a carreira de Editor com sua mulher, a designer gráfica e fotógrafa Cristina Ferrão, em 1982 fundando a Editora Index no Brasil e, em 1995, a Kapa Editorial em Portugal.

FLISI:

Kelly Felix

Graduada em Pedagogia pela Universidade Católica de Petrópolis (2004). Especialização em Alfabetização e Letramento(2012) pela FIJ.
Mestranda em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis (2016).
Chefe do Núcleo de Avaliação e Planejamento Pedagógico da Educação Infantil - Secretaria Municipal de Educação - Petrópolis/RJ (2017)

FLISI:

KRISTINA MICHAHELLES

Jornalista e tradutora literária. Integra a diretoria da Casa Stefan Zweig desde 2010. Traduziu as principais obras do escritor austríaco para o português.

FLISI:

Marcelo José Fonseca Fernandes

Doutor e Mestre em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Possui experiência de vinte e cinco anos em magistério, tendo atuado na coordenação e direção de instituições de ensino do Rio de Janeiro e Petrópolis. Foi reitor do Colégio de Aplicação, coordenador da Pós-Graduação em Letras e professor de Teoria Literária, Literatura Brasileira e Português Jurídico na Universidade Católica de Petrópolis. É membro titular da Academia Brasileira de Poesia.

FLISI:

Suzana Klôh

Suzana é licenciada em Letras - Português-Literatura (UCP), Mestre e Doutora em Letras Vernáculas (UFRJ), tendo desenvolvido estudos sobre a obra de Clarice Lispector. Atuou na Universidade Católica de Petrópolis, bem como, nas redes municipal e privada da cidade. Atualmente, é professora do CEFET-RJ, lecionando disciplinas da área de Letras e Linguagens em cursos de Ensino Médio e de graduação.

FLISI:

Paulo Knauss

Mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, tendo realizado pós-doutorado na Universidade de Estrasburgo, França. É professor do departamento de História e membro do Laboratório de História Oral e Imagem da Universidade Federal Fluminense e exerce o cargo de Diretor do Museu Histórico Nacional (MHN). É sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB), Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro (IHGRJ) e membro do Comitê Brasileiro de História da Arte (CBHA).

FLISI:

Anabelle Loivos Considera

É fluminense, nascida em Cantagalo, a 25 de setembro de 1973. É Doutora em Letras - Literatura Comparada pela UFF e professora associada à Faculdade de Educação da UFRJ, . É membro do corpo de pesquisadores e sócia do ILTC - Instituto de Lógica, Filosofia e Teoria da Ciência. Presentemente, coordena o programa de extensão "Caminhos da Serra Fluminense" e o projeto "100 Anos Sem Euclides", cujas ações culturais, acadêmicas e educativas visam a destacar a memória e o espólio literário de Euclides da Cunha, especialmente no âmbito do município de Cantagalo-RJ, cidade natal do escritor.

FLISI:

ARTE EDUCADORES - FLISI


Jaqueline do Valle García

Professora, Psicóloga, Graduanda de Pedagogia, Especialista em Educação Infantil e Gestão Escolar. Atuando na assessoria de Projetos Culturais da Casa da Educação Visconde de Mauá.

FLISI:

Mary de Paulla

Atriz, diretora teatral e arte educadora. Vencedora da Serra Serata 2015 na categoria de melhor intérprete de poesias. Vencedora da categoria de Melhor Sonorização no festival de esquetes teatrais do SATED/RJ. Foi representante suplente no segmento de teatro dentro do Conselho Municipal Petrópolis 2016.

FLISI:

PATRÍCIA ARAÚJO

Petropolitana, Pedagoga e Educadora, atua há alguns anos coordenando e dinamizando projetos educacionais, prestando assessoria e desenvolvendo intercâmbios com projetos externos na Secretaria de Educação do município. Atualmente, ocupa a função de assistente de Projetos Culturais na Casa da Educação Visconde de Mauá.

FLISI:

CURADORES - FLISI


Cristina Oldemburg

Presidente do Instituto Oldemburg de Desenvolvimento e da Oldemburg Marketing Cultural. Realiza, com o Ministério da Cultura, o projeto Sala de Leitura, que já implantou 840 espaços de leitura no país, criou e produziu os Prêmios Literários TAP e Nossa Gente, Nossas Letras em homenagem a Graciliano Ramos, José L. do Rêgo, Carlos Drummond de Andrade. Foi curadora e diretora do Centro Cultural Constituição, uma das mais importantes iniciativas em prol da revitalização da Lapa e arredores. Idealizadora e produtora executiva da Festa Literária da Serra Imperial.

FLISI:

GUIOMAR DE GRAMMONT

Escritora, dramaturga e professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Literatura Brasileira pela USP, foi editora da Record, curadora de bienais do Livro no Rio, Minas e Bahia, e da parte brasileira de eventos literários internacionais, como as feiras de Bogotá (2012), de Frankfurt (2015) e o Salão do Livro de Paris (2015). Criou e coordena, desde 2005, as edições anuais do Fórum das Letras de Ouro Preto.

FLISI: