Convidados


NÉLIDA PIÑON
Publicou mais de 25 livros, traduzidos em mais de 30 países, contemplando romances, contos, ensaios, discursos, crônicas e memórias. Foi a primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras, no ano do seu 1º centenário. Recebeu numerosos prêmios e distinções, entre os quais se destacam Juan Rulfo, Menéndez Pelayo, Príncipe de Asturias e Jabuti. Em 2012, foi nomeada Embajadora Iberoamericana de la Cultura. Em 2015, na qualidade de primeira brasileira, assumiu a cátedra José Bonifácio, da Universidade de São Paulo (USP).
FLISI: 15 de Abril - 19h15


MARY DEL PRIORE
Historiadora e autora de 44 livros, vencedora de 22 prêmios nacionais e internacionais, entre os quais três Jabutis. É sócia titular de vários institutos, entre eles: Histórico e Geográfico Brasileiro, Geográfico e Histórico da Bahia, e Histórico e Geográfico del Uruguay. É acadêmica correspondente das academias: Paraguaya de la História, Nacional de la História de Argentina, Colombiana de la História, Portuguesa da História Real e da Academia de la História de Espanha. Atualmente leciona no curso de pós-graduação de história da Universidade Salgado de Oliveira.
FLISI: 16 de Abril - 10h00


ISABEL LUSTOSA
Doutora em Ciência Políticas pelo antigo IUPERJ (1997) e pesquisadora titular da Fundação Casa de Rui Barbosa. Especialista em História da Imprensa e da Caricatura Brasileiras. Seus últimos trabalhos contemplam a história cultural e política do Brasil nas três primeiras décadas do século XIX. Ocupou a cátedra Simón Bolívar, entre 2010 e 2011 (IHEAL/Paris-3), e a cátedra Sérgio Buarque de Holanda, da FMSH/Paris, entre 2012 e 2015.
FLISI: 16 de Abril - 10h00


NEI LOPES
Compositor e intérprete de música popular, escritor e estudioso das culturas africanas, no continente de origem e na diáspora.Tem publicada, em livro, vasta obra centrada na temática africana e afro-originada. Em 2009, ganhou o prêmio Jabuti, pelo paradidático História e Cultura Africana e Afro-brasileira. Entre os seus mais de 30 livros publicados, estão os romances Esta Árvore Dourada Que Supomos (2011), A Lua Triste Descamba (2012), e Rio Negro, 50 (2015).
FLISI: 16 de Abril - 14h00


LUIZ ANTONIO SIMAS
Luiz Antonio Simas é historiador, professor e escritor. É coautor, ao lado de Alberto Mussa, do ensaio Samba de Enredo, História e Arte; do Dicionário da História Social do Samba, com Nei Lopes; e de Pedrinhas Miudinhas: ensaios sobre ruas, aldeias e terreiros, dentre outros. Tem dez livros e mais de uma centena de artigos publicados em jornais e revistas sobre a cultura popular brasileira, com recortes nas temáticas do samba e do carnaval.
FLISI: 16 de Abril - 14h00


PEDRO KARP VASQUEZ
Escritor, tradutor, fotógrafo e curador, é autor de 25 livros. É editor de conteúdo na Editora Rocco, sendo formado em Cinema pela Université de la Sorbonne, e mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense. Criou o Instituto Nacional da Fotografia da Funarte e o Departamento de Fotografia, Vídeo e Novas Tecnologias, do MAM carioca.
FLISI: 16 de Abril - 16h00


DOM JOÃO ORLEANS E BRAGANÇA
Empresário, fotógrafo e ativista na área social, política e ambiental. Lançou 13 livros nos últimos 30 anos, sobre o Brasil e sua diversidade cultural, étnica e ambiental. Tem artigos publicados nos jornais O Globo, Folha e Estado de São Paulo.
FLISI: 16 de Abril - 16h00
MEDIADORES - FLISI


CHRISTIANE MICHELIN
Professora, escritora, jornalista e dramaturga, formou-se em Letras pela UCP e cursou Jornalismo na UGF. É autora de dez obras, entre prosa e poesia. Assina os guias de Gastronomia, Hospedagem e Lazer de Petrópolis, Itaipava e Arredores, e de Teresópolis e Nova Friburgo, além de colunas em jornais da cidade. É presidente da Academia Petropolitana de Letras.
FLISI: 15 de Abril - 19:15h


BRUNO TAMANCOLDI
Doutorando e mestre em Educação, especialista em Teologia (Pressupostos Racionais da Fé) e bacharel em História pela Universidade Católica de Petrópolis – pesquisa "História da Educação em Petrópolis no século XIX". Atualmente é coordenador da Licenciatura em História, na Universidade Católica de Petrópolis.
FLISI: 16 de Abril - 10h00


LEANDRO A. RODRIGUES
Licenciatura em Letras, especialização em Literatura Infantojuvenil e mestrado em Educação. Na UCP, é professor da graduação, da pós e coordena o curso de Letras. É editor-chefe da Revista Vernaculum. No Seminário N. S. do Amor Divino, é professor, coordenador e vice-diretor. É professor do C. E. José Bonifácio. É membro titular da Academia Brasileira de Poesia. Possui cinco livros publicados e participação em diversas antologias poéticas.
FLISI: 16 de Abril - 14h00


MAURÍCIO VICENTE FERREIRA JR.
Mestre em Artes e Estudos Museológicos (SUNY) e bacharel em História (UFRJ). Diretor do Museu Imperial – Ibram – MinC e professor de história da Universidade Católica de Petrópolis. Membro da Comissão de Arte Sacra e Liturgia da Diocese de Petrópolis, do Conselho Internacional de Museus e do Conselho Consultivo do Museu Paulista (USP). Sócio do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro e presidente do Comitê Brasileiro do Programa Memória do Mundo da UNESCO.
FLISI: 16 de Abril - 16h00
VIVÊNCIAS LITERÁRIAS, HISTÓRICAS E ARTÍSTICAS


CAIO DE ANDRADE
Dramaturgo, diretor e produtor, criou o projeto História Em Cena, que levou milhares de estudantes ao teatro. Na Inglaterra, teve encontros com instituições na área de teatro-educação, e participou de festivais no Brasil e no exterior. Um dos profissionais mais atuantes e premiados da sua geração, foi ganhador dos prêmios Maria Clara Machado, Governo do Estado do Rio de Janeiro, e indicado, por três anos consecutivos, ao Prêmio Shell, na categoria de melhor autor.
FLISI: 17 de Abril - 10h00


CLAUDIO GOMIDE
Produtor e agente cultural, professor de produção cultural e das legislações em cultura e direito cultural e do entretenimento, palestrante nessa área em festivais e encontros. Formado em Direito pela UCP e em Relações Internacionais pelo ICAM, pós-graduado em Arte e Cultura, e Educação do Terceiro Setor pela UCAM, mestre em Cultura e Territorialidades (UFF) e doutorando em Antropologia da Cultura, IFCS-UFRJ. Atua na área de produção e de parecerista de importantes editais de cultura em nível nacional. Por cerca de 20 anos exerceu diversas funções no poder público.
FLISI: 17 de Abril - 10h00


KRISTINA MICHAHELLES
Jornalista e tradutora literária. Integra a diretoria da Casa Stefan Zweig desde 2010. Traduziu as principais obras do escritor austríaco para o português.
FLISI: 17 de Abril - 12h00


MÁRCIO NEGÓCIO
Poeta de “Minha Nau Catrineta e outros colhidos...”, merecedor do prêmio “Carauta de Souza”, conferido pela APL – Academia Petropolitana de Letras –, em 2014, Márcio Negócio é artista brasiliense, mas foi a cidade de Pedro a escolhida para viver sua arte. Membro do Centro de Defesa dos Direitos Humanos de Petrópolis (CDDH), desde 1999, além de ator, é músico, compositor, artista plástico e educador popular.
FLISI: 17 de Abril - 14h00


HENRIQUE RODRIGUES
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1975. É doutor em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e trabalha na gestão de projetos literários. Publicou, em 2015, o romance "O próximo da fila", inspirado no período em que foi atendente do McDonald’s. É também autor do livro de poemas “A musa diluída”, além de vários infantis e juvenis.
FLISI: 17 de Abril - 14h00


LUCIANA BASSOUS
Jornalista há mais de 25 anos, especialista em Comunicação Integrada, atuou nas áreas pública e privada e já foi revisora e organizadora literária da Catedral das Letras e Vozes Editora. É professora do curso de Comunicação Social da Universidade Estácio de Sá, há 10 anos.
FLISI: 17 de Abril - 16h00


CLAUDIO PARTES
Designer e produtor, com mais de 25 anos de experiência no mercado de artes visuais. Realizou trabalhos para diversas agências de comunicação e empresas; produziu inúmeras exposições, entre elas, "O mar que nos separa a língua que nos une", ganhadora do Prêmio Guerra-Peixe de Cultura.
FLISI: 17 de Abril - 16h00


LUIZ AQUILA
Um dos mais ativos artistas brasileiros. Foi professor em Évora, Portugal; da Universidade de Brasília; do Centro de Criatividade da Unesco-DF e da EAV Parque Lage-RJ, da qual foi também diretor. Participou de mais de cem exposições individuais e coletivas, tais como: Bienal de Veneza; 17ª e 18ª Bienais SP e Brasil Século XX, 1994; retrospectivas no MAM-RJ, 1992; MASP-SP, 1993; Paço Imperial 2012, além de mostras individuais em importantes galerias, de 1963 a 2016.
FLISI: 17 de Abril - 17h00
CURADORA


GUIOMAR DE GRAMMONT
Escritora, dramaturga e professora da Universidade Federal de Ouro Preto. Doutora em Literatura Brasileira pela USP, publicou, entre outros, a pesquisa histórica Aleijadinho e o Aeroplano (Record); os volumes de contos Sudario, o fruto do vossoventre– por meio do qual recebeu, em 1993, o Prêmio Casa de Las Américas–, e mais recentemente, em 2015, o eletrizante romance Palavras Cruzadas (Rocco). Foi editora da Record, curadora de bienais do Livro no Rio, Minas e Bahia, e da parte brasileira de eventos literários internacionais, como as feiras de Bogotá (2012), de Frankfurt (2015) e o Salão do Livro de Paris (2015). Criou e coordena, desde 2005, as edições anuais do Fórum das Letras de Ouro Preto.